Lembra daquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Se você quer vender mais, sua empresa precisa aparecer. Aqui, vamos te contar 5 das principais estratégias do Marketing que serão valiosas para a sua empresa.

Mesmo diante da crise econômica enfrentada pelo país, é possível que a sua empresa continue lucrando.

É preciso se atentar às demandas do mercado para atrair mais consumidores através do marketing e fortalecer a sua marca.

A internet tem colaborado para isso, e inevitavelmente, a sua empresa precisa estar online. Preparamos 5 dicas de marketing que irão ajudar a alavancar as suas vendas e a estabelecer uma boa imagem da sua empresa diante dos consumidores.

  1. Estratégias de Marketing – Conheça bem o seu cliente

Sabendo quem é o seu público, fica mais fácil entender quais são as suas necessidades e as expectativas em relação à sua empresa.

Isso irá ajudar a encontrar as pessoas que realmente estão em busca da solução que a sua empresa oferece, evitando o desperdício de tempo e dinheiro em ofertas para um público que não está procurando o serviço prestado por você.

Além disso, um cliente satisfeito tende a procurar novamente pela sua empresa quando precisar e além disso indica para pessoas próximas o que é um ótimo marketing, ou seja, você fideliza o cliente, o que gera mais lucratividade para o seu negócio.

  1. Estratégias de Marketing – Canais de venda

Os canais de vendas são os meios que uma empresa usa para oferecer seus serviços aos clientes. Pode ser online, mas também off-line.

Quando você amplia estes canais de venda, dá a oportunidade para que mais pessoas conheçam os seus serviços.

Crie meios de comunicação com o cliente, como blog, site e redes sociais.

As redes sociais e o WhatsApp permitem que o cliente dê um “feed back” (retorno) a respeito do produto ou serviço oferecido. Escutando o cliente, é possível conhece-lo melhor e até mesmo identificar possíveis falhas no seu serviço ou produto.

Criando um site ou blog é possível trabalhar para que os clientes encontrem a sua marca por meio dos buscadores online, como o google, por exemplo. Isso irá aumentar o alcance dos seus produtos e as pessoas poderão encontra-los onde e quando quiserem.

Mesmo com tanta facilidade no mundo virtual, é preciso lembrar dos canais de venda off-line. Ações como a venda direta, o telemarketing, o trabalho de distribuidores e até mesmo os anúncios na televisão podem e devem ser bem aproveitados.

  1. Crie promoções

Quer uma ótima forma de atrair novos clientes? crie ofertas e faça promoções.

Quem não gosta de ver aquele produto que desejava com um preço mais em conta, não é mesmo?

Porém, é preciso ter cuidado e ficar atento para não ter prejuízos, tornando o que seria uma boa ação em um pesadelo.

Não basta reduzir o preço, é preciso ter planejamento! Qual é o seu objetivo com esta ação?

Uma dica para se destacar em meio à multidão é procurar inovar, fazendo as promoções em datas menos disputadas do que aquelas já populares, como provavelmente todos os lojistas irão fazer.

Explico: é certo que no fim da páscoa, todos os lojistas terão ovos com preços mais baixos; portanto, porque não trabalhar as promoções no dia dos avós, por exemplo?

  1. Fique de olho nos seus concorrentes

Para que o seu negócio se desenvolva da maneira esperada, é preciso saber quem são os seus concorrentes. Saber quais os valores praticados no mercado, as maneiras de fazer contato com o cliente e de atende-lo.

Desta forma, você conseguirá uma visão mais ampla de como o seu produto é visto naquele ramo e aquilo que é preciso melhorar, evitando falhas de comunicação e nas estratégias de venda.

Assim como é preciso observar o que pode ser melhorado, analisar a concorrência e quais as atitudes negativas por parte dela, permite ver quais são os seus pontos fortes.

Existem dois tipos de concorrência:

  • Direta: quando são oferecidos produtos iguais, visando alcançar o mesmo nicho de mercado;
  • Indireta: quando são oferecidos produtos semelhantes, visando alcançar o mesmo perfil de consumidor.

 

Analise qual o tipo de concorrência para o seu negócio, defina os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e promova ações que irão favorecer a sua marca no mercado.

  1. Construa uma lista de e-mails

Criar uma lista de e-mails dos seus clientes é uma forma prática, barata e eficaz de fazer contato pela internet, promovendo a sua marca.

Existem ferramentas gratuitas para criar uma lista que, para quem possui uma empresa ainda em fase de expansão, pode ser uma boa opção.

O e-mail é uma ferramenta muito utilizada atualmente e, trabalhar o relacionamento com as pessoas que se interessam pelos seus produtos por este canal, é sem dúvida, muito importante.

Mas, como conseguir que os clientes forneçam o contato?

Para uma boa estratégia de marketing é legal criar uma oferta para atrair possíveis clientes. Algo como um conteúdo que seja relevante e de interesse da pessoa, por exemplo, um ebook, podcasts, cursos gratuitos. Antes de presentear a pessoa com o conteúdo, peça as informações dela.

Uma página de captura (landig page) também pode ser utilizada para coletar dados para criar a sua lista.

Estas páginas tem a finalidade de conquistar o cliente, nela, você não irá falar da sua marca, mas mostrar que se importa com esta pessoa que acessou a página, oferecendo o conteúdo criado para ela. O intuito é convencer a pessoa a preencher o seu formulário.

Sites e páginas otimizadas são outras possibilidades para a captação de e-mails.

As estratégias citadas acima irão agregar valor ao seu produto e fortalecer a sua marca.

Confira Também: O que é SSL?

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.