Lembra daquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Se você quer vender mais, sua empresa precisa aparecer. Aqui, vamos te contar 5 das principais estratégias do Marketing que serão valiosas para a sua empresa.
Mesmo diante da crise econômica enfrentada pelo país, é possível que a sua empresa continue lucrando.
É preciso se atentar às demandas do mercado para atrair mais consumidores através do marketing e fortalecer a sua marca.
A internet tem colaborado para isso, e inevitavelmente, a sua empresa precisa estar online. Preparamos 5 dicas de marketing que irão ajudar a alavancar as suas vendas e a estabelecer uma boa imagem da sua empresa diante dos consumidores.
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Estratégias de Marketing – Conheça bem o seu cliente
Sabendo quem é o seu público, fica mais fácil entender quais são as suas necessidades e as expectativas em relação à sua empresa.
Isso irá ajudar a encontrar as pessoas que realmente estão em busca da solução que a sua empresa oferece, evitando o desperdício de tempo e dinheiro em ofertas para um público que não está procurando o serviço prestado por você.
Além disso, um cliente satisfeito tende a procurar novamente pela sua empresa quando precisar e além disso indica para pessoas próximas o que é um ótimo marketing, ou seja, você fideliza o cliente, o que gera mais lucratividade para o seu negócio.
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Estratégias de Marketing – Canais de venda
Os canais de vendas são os meios que uma empresa usa para oferecer seus serviços aos clientes. Pode ser online, mas também off-line.
Quando você amplia estes canais de venda, dá a oportunidade para que mais pessoas conheçam os seus serviços.
Crie meios de comunicação com o cliente, como blog, site e redes sociais.
As redes sociais e o WhatsApp permitem que o cliente dê um “feed back” (retorno) a respeito do produto ou serviço oferecido. Escutando o cliente, é possível conhece-lo melhor e até mesmo identificar possíveis falhas no seu serviço ou produto.
Criando um site ou blog é possível trabalhar para que os clientes encontrem a sua marca por meio dos buscadores online, como o google, por exemplo. Isso irá aumentar o alcance dos seus produtos e as pessoas poderão encontra-los onde e quando quiserem.
Mesmo com tanta facilidade no mundo virtual, é preciso lembrar dos canais de venda off-line. Ações como a venda direta, o telemarketing, o trabalho de distribuidores e até mesmo os anúncios na televisão podem e devem ser bem aproveitados.
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Crie promoções
Quer uma ótima forma de atrair novos clientes? crie ofertas e faça promoções.
Quem não gosta de ver aquele produto que desejava com um preço mais em conta, não é mesmo?
Porém, é preciso ter cuidado e ficar atento para não ter prejuízos, tornando o que seria uma boa ação em um pesadelo.
Não basta reduzir o preço, é preciso ter planejamento! Qual é o seu objetivo com esta ação?
Uma dica para se destacar em meio à multidão é procurar inovar, fazendo as promoções em datas menos disputadas do que aquelas já populares, como provavelmente todos os lojistas irão fazer.
Explico: é certo que no fim da páscoa, todos os lojistas terão ovos com preços mais baixos; portanto, porque não trabalhar as promoções no dia dos avós, por exemplo?
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Fique de olho nos seus concorrentes
Para que o seu negócio se desenvolva da maneira esperada, é preciso saber quem são os seus concorrentes. Saber quais os valores praticados no mercado, as maneiras de fazer contato com o cliente e de atende-lo.
Desta forma, você conseguirá uma visão mais ampla de como o seu produto é visto naquele ramo e aquilo que é preciso melhorar, evitando falhas de comunicação e nas estratégias de venda.
Assim como é preciso observar o que pode ser melhorado, analisar a concorrência e quais as atitudes negativas por parte dela, permite ver quais são os seus pontos fortes.
Existem dois tipos de concorrência:
- Direta: quando são oferecidos produtos iguais, visando alcançar o mesmo nicho de mercado;
- Indireta: quando são oferecidos produtos semelhantes, visando alcançar o mesmo perfil de consumidor.
Analise qual o tipo de concorrência para o seu negócio, defina os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e promova ações que irão favorecer a sua marca no mercado.
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Construa uma lista de e-mails
Criar uma lista de e-mails dos seus clientes é uma forma prática, barata e eficaz de fazer contato pela internet, promovendo a sua marca.
Existem ferramentas gratuitas para criar uma lista que, para quem possui uma empresa ainda em fase de expansão, pode ser uma boa opção.
O e-mail é uma ferramenta muito utilizada atualmente e, trabalhar o relacionamento com as pessoas que se interessam pelos seus produtos por este canal, é sem dúvida, muito importante.
Mas, como conseguir que os clientes forneçam o contato?
Para uma boa estratégia de marketing é legal criar uma oferta para atrair possíveis clientes. Algo como um conteúdo que seja relevante e de interesse da pessoa, por exemplo, um ebook, podcasts, cursos gratuitos. Antes de presentear a pessoa com o conteúdo, peça as informações dela.
Uma página de captura (landig page) também pode ser utilizada para coletar dados para criar a sua lista.
Estas páginas tem a finalidade de conquistar o cliente, nela, você não irá falar da sua marca, mas mostrar que se importa com esta pessoa que acessou a página, oferecendo o conteúdo criado para ela. O intuito é convencer a pessoa a preencher o seu formulário.
Sites e páginas otimizadas são outras possibilidades para a captação de e-mails.
As estratégias citadas acima irão agregar valor ao seu produto e fortalecer a sua marca.
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