Com os avanços da tecnologia tornou-se necessário maiores cuidados quando o assunto é a segurança dos dados na internet. Conheça o certificado SSL e aprenda a verificar se você está em um ambiente seguro na web.
O uso dos smartphones sem sombra de dúvidas possibilitou a ampliação do acesso à internet, e com tanta gente conectada, o comércio não perdeu tempo.
Investir em ações que promovam a empresa na internet tornou-se quase que obrigatório, já que esta forma de relacionamento com o cliente alavancou as vendas de um modo geral.
Mas, vender pela internet envolve a solicitação de dados pessoais, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do cartão de crédito, entre outros.
Tornou-se imprescindível atentar-se para a segurança dessas transações realizadas por meio da rede.
Mesmo se a empresa não lida diretamente com informações confidenciais dos clientes, possuir o certificado SSL é importante para o bom andamento dos negócios. Isso porque, mecanismos de busca na Web, como o Google por exemplo, usam como critério na seleção das buscas a segurança do site.
Por isso, existem protocolos de segurança, e entre eles está o SSL (Secure Socket Layer). Ele protege a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega pela internet, possibilitando a troca de informações com total segurança.
SSL – Como funciona o sistema?
Quando um usuário se conecta a um site seguro, o navegador utilizado, seja o Chrome, Internet Explorer, Firefox, ou qualquer outro, solicita o envio do certificado digital para conferir se o certificado enviado é confiável, se é válido e se está relacionado com o site que fez o envio.
Após as informações terem sido confirmadas, uma chave pública é enviada e então, as mensagens podem ser trocadas.
Uma mensagem que foi criptografada com chave pública somente poderá ser decifrada com a sua chave privada correspondente.
SSL – o que é uma mensagem criptografada?
Criptografia é o processo de codificação de informações para impedir que uma pessoa que não seja o destinatário pretendido da mensagem a visualize.
Em tempos de vazamento de informação e espionagem de cidadãos, mais do que nunca tornou-se imprescindível manter a segurança na troca de mensagens e uma das formas de fazer isso é usando a criptografia.
Sem a devida segurança, hackers e criminosos, e até mesmo a sua operadora de telefonia móvel ou o governo podem ter acesso às suas informações pessoais.
As mensagens criptografadas impedem o monitoramento das conversas de texto.
Existem aplicativos de mensagens criptografadas que oferecem criptografia de ponta a ponta para chamadas feitas usando os aplicativos.
A criptografia de chave pública funciona da seguinte forma: um par de chaves é utilizado, a chave pública de um destinatário é usada junto com uma chave privada matematicamente correspondente à chave pública. Elas são geradas juntas quando é feita uma solicitação de assinatura de certificado (CSR).
Funciona como se fosse uma fechadura que possui duas chaves, uma para fechar (criptografar) e a outra para abrir (decifrar) a porta.
O HTTPS trabalha nas vulnerabilidades deixadas pelo protocolo de texto original, projetado como HTTP, sem o S no final. Ele é vulnerável a espionagens e outros ataques.
Segundo o site SSL.com, “embora um interceptador ainda possa acessar endereços IP, números de portas, nomes de domínio, a quantidade de informações trocadas e a duração de uma sessão, todos os dados trocados são criptografados com segurança por SSL / TLS, incluindo:
- URL de solicitação (qual página da web foi solicitada pelo cliente)
- Conteúdo do site
- Parâmetros de consulta
- Cabeçalhos
- Cookies”
SSL – Como saber se o meu servidor está protegido?
Para saber se o servidor está protegido pelo protocolo SSL verifique se a URL começa em https:// (Hypertext Transfer Protocol Secure). O S desta sigla significa “secure”, ou seja, seguro.
Você irá perceber que ao navegar em websites de instituições bancárias ou em que é possível pagar contas, e até mesmo aqueles em que as informações prestadas são sigilosas, este S a mais aparece.
Outra forma de identificar um site seguro é verificar se do lado esquerdo da URL aparece o símbolo de um cadeado fechado.
Algoritmos que utilizam este protocolo
- DES e DSA – algoritmo de criptografia usado pelo governo americano.
- KEA – utilizado para a troca de chaves pelo governo americano.
- MD5 – comumente usado por desenvolvedores de software em que o usuário verifica a certeza de que o aplicativo não foi alterado.
- RSA – Algoritmo de chave pública para criptografia e autenticação.
- SHA-1 -também usado pelo governo americano.
Como proteger o meu site?
Para que o seu site seja considerado seguro, é preciso instalar um certificado SSL / TLS assinado por uma autoridade de certificação pública no servidor da web.
Se este serviço te interessou, fale conosco, nós iremos te ajudar!
Souza
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
21 de maio de 2021Parabéns!!!